Removendo a emoção da sua tomada de decisão

Removendo a emoção da sua tomada de decisão

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Você é bom em remover a emoção do processo de tomada de decisão? Você faz escolhas baseadas em fatos duros ou você é influenciado pela nostalgia e insegurança?

Isso é algo que abordamos em um episódio anterior do PreneurCast - a verdade é que todos nós somos afetados em maior ou menor grau por nossas emoções .

Você teria que ser um robô para ser capaz de tomar decisões que são completamente desprovidas de sentimentos. Você pode, no entanto, aprender a identificar quando suas emoções estão impactando negativamente sua capacidade de tomar decisões racionais e removê-las da equação.

Jogadores profissionais de poker - pelo menos os bem-sucedidos - são um bom exemplo disso. Para ganhar consistentemente no poker você tem que ser capaz de calcular as probabilidades e usar essa informação para decidir quando jogar e quando desistir, mas mesmo os melhores jogadores de poker ficam vulneráveis imediatamente após ganhar ou perder uma grande mão. Uma grande vitória pode fazer você se sentir invencível, enquanto uma grande derrota pode motivá-lo a perseguir suas perdas.

Chama-se estar "em tilt" e seu efeito é tão difícil de resistir que alguns jogadores deliberadamente dobram as mãos após um jogo significativo, em vez de correr o risco de tomar uma decisão imprudente, motivada pela emoção.

Situações similares, embora mais sutis, existem na administração de um negócio. Perseguimos as perdas, despejamos dinheiro em projetos de animais de estimação que devemos cancelar e nos apegamos aos ativos que devemos vender (ou demitir). Decisões ruins nessas áreas podem afetar negativamente nosso fluxo de caixa e o crescimento de nossos negócios, e é por isso que é essencial que aprendamos uma nova maneira de pensar.

Apresentando . . Pensamento baseado em zero

Pensamento baseado em zero é sobre despir tudo, exceto retrospectiva e usando a clareza que ele traz para fazer as escolhas difíceis.

Parece complexo, mas na verdade é divertido.

Aprendi essa técnica com um de meus primeiros corretores em relação a decidir quais ações manter e quais ações vender - e é a analogia que continuo a usar ao explicar o ZBT.

Então, imagine que à meia-noite desta noite você tem que vender todas as suas ações e recomprá-las sem qualquer taxa de corretagem. Se você ficaria feliz em fazer isso, e recomprar todas essas ações, então está tudo pronto.

MAS… se houver uma ou mais ações lá que você saiba que você estaria relutante em recomprar, depois que você fosse forçado a vendê-las (e realizar e perdas ou ganhos), então você deveria vendê-las sem demora.
A razão pela qual esse exercício de pensamento funciona tão bem é porque, em situações como a acima, há uma tentação de se agarrar a ações que estão tendo um desempenho ruim, na esperança de que elas se recuperem.

Você está perseguindo uma perda e essa perda está matando seus ganhos .

Mas se você for forçado a vender todas essas ações (independentemente de estarem tendendo para cima ou para baixo), pegue o dinheiro e comece a reinvestir a partir dessa “base zero” - isso ilumina sua decisão sem ser prejudicado por laços emocionais.

Agora você está livre para deixar de lado os “cães com pulgas” que você está segurando porque não quer admitir que sua compra inicial foi um erro.

O que o Pensamento baseado em zero permite que você faça é zerar tudo o que aconteceu nos últimos meses e anos, e permitir que você se pergunte: a questão pura e inadulterada: em retrospectiva, se eu pudesse voltar, eu ainda começaria caminho?

Se a resposta for "não", provavelmente é hora de deixar passar.

Se a resposta for "Inferno Não!", Então é definitivamente hora de entrar em contato.

Aqui estão alguns exemplos de como Pensamento baseado em zero pode ajudá-lo a fazer escolhas difíceis:

Pergunta: Devo segurar ou vender esta ação?
Pensamento baseado em zero: Se eu estivesse pensando em comprar esta ação hoje à noite por seu valor atual, dado o mercado, a tendência das ações e os negócios subjacentes, eu a adicionaria ao meu portfólio, ou passaria e investiria em outro lugar?

Pergunta: Devo demitir este funcionário?
Pensamento baseado em zero: Conhecendo tudo o que sei agora, se eu tivesse a oportunidade de contratar essa pessoa hoje e torná-la membro da equipe deste dia em diante, eu a aceitaria ou procuraria alguém melhor?

Pergunta: Devo cancelar ou vender este projeto?
Pensamento baseado em zero: Se eu pudesse voltar, eu ainda começaria este projeto?

Pergunta: Devo renovar este nome de domínio?
Pensamento baseado em zero: Se eu tivesse que vender o site afiliado online neste domínio, agora, na Flippa, eu usaria o dinheiro que receberia para recomprar outro site de afiliados on-line, ou usaria o dinheiro para investir? ou começar algo mais significativo? (Lembre-se sempre de que todos os seus ativos têm um valor monetário e você pode vendê-los e recebê-los a qualquer momento que desejar!)

Outra área de negócios em que Pensamento baseado em zero pode ajudar, que você nem pensa em considerar, é manter um cliente. Quando iniciamos um negócio, nem sempre podemos nos dar ao luxo de recusar o trabalho, mas, uma vez que nosso negócio esteja bem estabelecido, o pensamento pode e deve mudar.

Permaneça nos negócios por tempo suficiente e você quase inevitavelmente acabará com alguns clientes que não apreciam seu trabalho, queixam-se de tudo e relutam em pagar a taxa por seus serviços.

Esse tipo de cliente pode drenar sua energia e tempo para um ponto que vai além de qualquer benefício financeiro .
"Disparar" um cliente pode ser uma tarefa difícil, mas a longo prazo ele deixará você em uma posição mais forte para cuidar de seus outros clientes e liberar mais tempo para a rede e atrair clientes adicionais, menos incômodos.

Como o Pensamento baseado em zero ajuda nessa área? Simples. Pense no dia em que você assumiu aquele cliente difícil e faça a si mesmo a pergunta: em retrospectiva, eu ainda aceitaria o negócio desse cliente?

Se a resposta for um “não” definitivo, você sabe o que fazer.

Você já ouviu a expressão "retrospectiva é 20/20"? Dizemos isso quando queremos expressar arrependimento por uma má decisão. Bem, é exatamente porque a retrospectiva é tão valiosa que devemos tomar nota disso.

Não podemos usá-lo para mudar o passado, mas podemos usá-lo para tomar decisões inteligentes, agora mesmo, para o nosso futuro .
É natural valorizar nosso trabalho. Livrar-se de algo em que colocamos tempo e esforço pode ser difícil de fazer, mesmo que racionalmente saibamos que investir mais tempo e dinheiro significará mais desperdício. ZPensamento baseado em zero ajuda-nos a eliminar os nossos apegos emocionais e fazer as escolhas certas para o nosso negócio e para os nossos resultados.
Removendo a emoção da sua tomada de decisão Removendo a emoção da sua tomada de decisão Revisado por Luiz / Coach Yourself em 31 julho Avaliação: 5

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